8 de abr. de 2015

CELULAR: QUEM CONSEGUE VIVER SEM?



Atualmente, nossa população possui um grande vício: O celular!
Quem já fez algum tipo de loucura por ele, se identificará com este post.

Podemos classificar qualquer tipo de vício, desde o grau leve, até o crônico. Se você se identificar com as situações abaixo, considere-se no grau crônico:


  • Ter o costume de levar o celular no banho(isso mesmo, dentro do boxe), mesmo sabendo que ele não é a prova d'água, ou que ficará extremamente horrível de digitar com os dedos molhados, e mesmo assim, fazer questão de ter seu fiel companheiro ao seu lado;
  • Perguntar a senha do Wi-fi, em estabelecimentos comerciais, casa de amigos e para estranhos; ou utilizar uma rede aberta;
  • Além de deixar o celular ao lado de seu travesseiro na hora de dormir, deixá-lo carregando;
  • Sentir um sentimento de realização, quando está em estabelecimentos que possuem tomadas ou entradas USB's;
  • Demonstração de desespero quando a bateria está prestes a acabar, principalmente quando o carregador não está em sua bolsa/com você; 
  • Se a bateria acaba, possuir um sentimento de morte, ou que falta algo em você para se sentir bem;
  •  E por último... Ter a sensação de que a qualquer momento surgirá uma atualização em seu celular, de que alguém o mencionará em alguma rede social, ou surgirá alguma notícia muito legal.


Se identificou com os indícios acima? Sim?! Então pode ter certeza que seu vício está dentro dos padrões crônicos.

Mas fique tranquilo, porque eu te entendo! Afinal, o motivo do porque vale tanto a pena viver altas aventuras com seu aparelho, é porque ele realmente tornou-se o seu companheiro, pois, ele lhe proporciona muitos momentos de alegria, de confidência, risadas, contando todas as novidades que precisa saber, e principalmente, possui a eficiência de chamar as pessoas que gosta, a qualquer momento, de diversos modos! 
- Aí! Ele é um fofo!

E você? Qual a loucura que já fez pelo/com seu celular?

2 de abr. de 2015

Dia Internacional do Livro Infantil

Dia Internacional do Livro Infantil: A importância da leitura na infância!

Hoje comemoramos o dia "Internacional do Livro Infantil". Para celebrar esta data, quero compartilhar algumas experiencias que tive na época que dava aula, como também, fazer algumas indicações de livros, para que você "Leitor", entre no clima e, quem sabe, leia para seus pimpolhos!

Acredito que muitos de vocês, já ouviram a frase "Ler é muito bom!", porém, por quê muitas pessoas reproduzem esta frase e não praticam o ato de ler?A resposta para esta pergunta está relacionada com inúmeros fatores, entretanto, um deles envolve o estímulo que os pais podem proporcionar aos filhos desde cedo.


Okay! Agora vocês podem me questionar, da seguinte maneira: - Legal, Jéssica, mas meu filho é muito pequeno e nem fala. Então, ele não tem capacidade para entender leitura alguma!

ERRADO!

Quando falamos na palavra estímulo, refiro-me a qualquer coisa que torna mais ativa a mente. Em outras palavras, quero dizer que a leitura infantil contribuirá no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança. 

Abaixo mostro alguns livros que já trabalhei em sala de aula, que contribuíram muito em diversos aspectos dos mencionados acima:
O livro "O patinho usa o penico" é ótimo para incentivar crianças a saírem das fraldas. A história fala de um patinho que está tentando sair das fraldas, e tenta de diversas maneiras conseguir chegar a tempo em seu peniquinho...Este livro é mais direcionado ao público baby, pois, trata-se de um livro com poucas palavras, trabalhado com cores e ilustrações bastante chamativas. Eu o utilizei diversas vezes, em uma turminha do maternal, com crianças entre 2 e 3 anos.
 O próximo livro que indicarei é "João e o pé de feijão". Acredito que a maioria das pessoas conhecem este conto de fadas. Entretanto, o que gostaria de enfatizar com o propósito deste livro, é o trabalho que desenvolvi com crianças entre 4 e 5 anos, pois, para além da história mágica que há neste conto, pude trabalhar diversos aspectos ao mesmo tempo. 
Contarei brevemente os 2 principais itens que mais gostei no projeto que trabalhei com meus alunos:
1- O primeiro objetivo no projeto era realizar um "projeto de grãos", para que as crianças conhecessem as variedades de grãos, e acompanhassem o crescimento de um pé de feijão.
Para iniciar este projeto, realizei a leitura do livro, como também, levei a versão da história em filme.
2- O intuito de trabalhar o livro com o filme não foi apenas de fixar a história. O objetivo foi de apresentar versões diferentes, para que houvesse comparações, como: Entre as ilustrações, e o estímulo da percepção, objetivando a compreensão de que a mesma histórica pode ser contada de maneiras diferentes.
Os resultados que tive com as leituras e projetos realizados foram incríveis!


Bom, espero que tenham gostado desta publicação especial do "Dia Internacional do livro Infantil", em que pude compartilhar um pouco de minhas experiências e escrever sobre este tema que tanto me encanta!

Não esqueçam de aproveitar este dia, com uma prazerosa leitura com seus pequenos! 

Ah! Uma dica! O que faz um leitor ser bom, além de uma boa leitura, geralmente, fazer "caras e bocas" torna-se essencial!


1 de abr. de 2015

1° de Abril: Quem nunca contou uma mentirinha?!


O dia primeiro de abril é marcado como o dia do "vale tudo", ou seja, sabe aqueles momentos em que você diz um monte de mentira, mas com aquele grande fundo de verdade, e no final você fala: " É mentiraaa! 1º de abrillll!"; ou então, quando você REALMENTE está brincando com a pessoa, e acaba descobrindo, sem querer, que aquele verde ou mentira, era uma grande verdade... No mínimo boas risadas essas situações devem ter rendido. Não é mesmo?!


Enfim, para quem gosta de manter o bom humor, o dia de hoje foi marcado como um prato cheio!


Como foi o seu primeiro de abril? Não vai me dizer que preferiu passar em branco?!