28 de dez. de 2009

Interferencia


Hoje estava conversando com meu namorado sobre a influencia e as consequencias que as pessoas podem causar na vida de um ser humano, que muitas vezes não seguem sua própria intuição. Bom vamos lá desenvolver o assunto.
 Vou começar pela imagem ao lado. Como podemos observar, o garoto que está com o livro já está na metade do livro, isto é, está acompanhando toda trajetória do livro desde o início. Porém é de se notar que há alguém curioso, que muitas vezes esse tipo de pessoa quer interferir na sua história(literalmente) dando opniões sobre sua vida sem ao menos conhecer o percurso pelo qual passou.
 Hoje em dia, o que mais se tem, são pessoas inseguras que necessitam da aprovação de outro indivíduo para se sentir bem, preferem agir de acordo com a intuição alheia, para se sentirem livres de qualquer decepção ou falha, que muitas vezes nessas falhas aproveitam esta deixa para culpar os outros pelo não exito da ação. Acredito que atualmente nossa sociedade está programada para se sentirem inseguros e cada individuo viver uma vida que não é sua, afinal muitos adoram opnar com a maior certeza do mundo na vida dos outros, sendo que ao olhar para sua própria história é de se notar que há muitas lacunas que não foram preenchidas por elas mesmas, isto é um ciclo muito vicioso.
 Não sei se minha visão está correta, mas acredito que EU particularmente hoje vivo bem melhor seguindo aquilo que EU realmente sei e conheço. É obvio que quem conhece melhor do que ninguem o meu histórico de vida, sou EU, e ninguem mais,  e mesmo que minha intuição "falhe", tenho certeza que esta minha escolha que no momento falhou, irá me guiar para uma oportunidade bem melhor e especial, na qual irei aprender muito mais e terei a oportunidade de refletir sobre elas para criar estratégias para não passar por estes obstáculos novamente, assim EU estarei escrevendo a minha história de vida. Afinal a autora e personagem principal de minhas histórias, SOU EU. ;D
Pratiquem isso, absorvam e reciclem apenas aquilo que sentirem que for proveitoso para o seu interior. ;D

22 de nov. de 2009

Tentando por pra fora, tudo aquilo que me incomoda!!!


Se torna tão complicado quando descobrimos as farsas que nos cerca. O que vale mais, nos isolarmos da sabedoria, ou, se enlouquecer com suas consequencias?
Sempre nos deparamos com aqueles que vivem suas vidas humildemente com situações precárias(ou não), que lutam para ter uma vida com mais conforto, devido a ideologia do capitalismo.
O capitalismo hoje nos exige ser muito mais daquilo que nos daríamos por satisfeitos. Será que é devido a isto que nosso livre arbítrio perde a sua força? Acho que o que simplesmente vejo, é que nosso livre arbítrio se resumi em apenas fazermos escolhas para que não possamos sofrer drasticamente suas consequencias. Claro que não culpo apenas o capitalismo por termos que viver desta forma, mas a questão é que por não podermos fazer o que realmente queremos, sempre fico com a sensação de que o que desejo ainda não tem nome (se é que alguém pode me entender).
Nosso percurso histórico foi nos levando a aprender a viver em harmonia um com os outros, porque a partir do momento que faço o que quero, muitas vezes poderei estar interferindo na liberdade do outro (isso é muito complexo!!!), mas mesmo assim é quase impossível viver sem deslizes, querendo ou não independente da alternativa que escolher, sempre estarei atingindo alguém com minhas escolhas.
Somos obrigados por muitas vezes, fingir ser quem não somos para agradar alguém ou até mesmo conseguir um emprego (muitas vezes devemos dizer o que eles querem, para que possamos ter oportunidades), os indefesos sempre propícios a humilhações e cometer actos para que consiga manter suas condições mínimas de existência e participante da sociedade, é muito triste ligar a TV e ver alguém participando de alguma "brincadeira" para conseguir alguma premiação valiosa, ou seja, temos que ser motivo de risadas para depois ganhar um doce?
É revoltante ver salários gordissimos de apresentadores de TV e políticos(e sempre pensam em aumentar mais), e nós por sermos seres humanos que nem eles, ter que conviver com tamanha desigualdade, é horrível você não optar em viver em uma sociedade meritocratica e estar dentro dela(querendo ou não). É desesperador cometer um erro e termos que pagar por ele a vida todo( quem nunca errou?). Por que sermos um país apenas de aparência, quando se tem tantas crianças e famílias passando fome e querendo ter os mesmos acesso que nós?
Isso tudo, são questionamentos, revoltas, que muitos não são estimulados a fazê-la, pois a maioria acaba caindo no canto da seria iara(como eu) são manipulados e guiados como um fantoche, que sempre acabamos acreditando que a vida nos determinou este tipo de existência.
Tento resistir, mas quem me ouve?(Quase a mesma sensação de um rato engaiolado)

20 de nov. de 2009

Atualizando

São tantas coisas para falar, pouco tempo para me dedicar aqui...
Mas vou tentar resumir e registrar todas as coisas que venho passando desde o último post.
Bom... tempos depois tive o resultado da prova que havia comentado por aqui, e também tive boas notícias sobre o seminário que tanto temi, ou seja, está caminhando por enquanto tudo nos "conformes", fui à palestra do CAE(que por sinal mto boa mesmo), e estou em semana de prova, muitos trabalhos para entregar( me descabelando por boa notas=]). Lamento muito por não ter conseguido ir na Conferencia Municipal de Guarulhos realizado pelo CAE(13 e 14/11/2009), até me inscrevi, mas estava atolada de coisas para fazer, o bom é que oportunidades não faltarão.
Consegui estágio na minha área e vou estagiar pela prefeitura com alunos de inclusão(especiais), pretendo realizar um ótimo trabalho, pois é algo muito gratificante. E sem contar outras ações, que pretendo por em prática que será de grande valor para minha carreira. =]
Enfim, pronta para me adaptar à nova rotina. Mundança de período do curso de Inglês, muiiita dedicação para tudo o que me cerca!!! Quero dar o melhor de mim, e depois olhar para trás e dizer: EU FIZ A DIFERENÇA!!!
Então é isso, fico por aqui, e vou aproveitar o feriado para me organizar e se der posto um pouqinho desta maratona...
Obs: Na foto¹... Eu e as meninas da Unifesp, saimos no jornal do CAE(não pude deixar de postar), na palestra que teve tb, sai eu meio que escndida, se der depois posto.
Foto²: Eu e a Mel, fazendo arte pelo Campus da Unifesp. ;D
Obs²: Desculpem-me pelos erros de portugues, é que agora estou cansada, mas promet que logo faço a revisão do texto. ;D
bjus e até a próxima^^

15 de out. de 2009

Como é difícil começar...


Hoje gostaria de apenas fazer um relato.
Quando se está fazendo faculdade nossa visão de mundo muda completamente, e assim aprendemos a não ter medo e saber lher dar com certas situações e ocasiões, mas para aprendermos devemos passar por elas para poder se corrigir para o próximo acontecimento, porém nada irá mudar se não tiver uma iniciativa e força de vontade da própria pessoa.
No dia de hoje tive minha primeira experiência em fazer seminário, apesar de saber que todos meus colegas em sala de aula irão também passar por isto, e também por ter me dedicado muito para que estivesse inteirada do assunto, infelizmente tremi muito(feito uma vara verde hauahuah), ao terminar o seminário me senti uns 50 kg mais leve, mas com insatisfação de minha atuação em sala, não sei se consegui transmitir tudo que deveria, apenas sei que a professora disse que gostou bastante (vai saber né?!).
Enfim sei que tenho muito o que aperfeiçoar e colocar em prática para tirar determinadas situações de letra. De uma coisa eu sei, até o termino do curso estarei apta para atuar em minha área(tenho certeza) afinal gosto muito do que estou fazendo.
Coisas para fazer:
Leitura do texto da aula de amanhã

Fazer resumo do texto de Neurofilosofia(Segunda)
Estudar para o próximo seminário(Terça)
Roteiro de Entrevista e entrevistar(Quarta)
Trabalho de Políticas(Quarta)
E outras coisinhas mais...

É isso...
Ps: Umas das coisas que já senti transformar em mim devido ao curso, é a vergonha, não tenho vergonha de adimitir meus medos e muito menos o que sinto, acho que já está dado um grande passo para muitos que ainda darei...
Ps²: Na foto eu e a Lê aqui no meu prédio. É ótimo ter amigos!!!

6 de out. de 2009

Momento tenso


Hoje foi dia de prova!!!
Estou em dívida nos posts daqui por conta da prova que tive hoje, estudei muito!!! Bom apesar de ter estudado, nao tenho a mínima idéia se fui bem ou não, porque as perguntas eram bem abrangentes, mas dei o melhor de mim(eu acho^o).
Vou contar um pouquinho do tema. Primeiramente a matéria, é Teorias do Curriculo, a proposta é lermos um livro chamado Documentos de Identidade, de Tomaz Tadeu da Silva.
Silva, T.T. Inicia seu livro explicando o surgmento das Teorias tradicionais do Curriculo. No auge da urbanização e industrialização do séc. xx nos E.U.A, Bobbitt escreve um livro chamado The Curriculum, que teve grande influencia nas teorias do curriculo tradicional, seu livro foi baseado em Taylor seguindo os conceitos de que o curriculo deveria funcionar como uma empresa(especificar objetivamento os resultado que queria obter). As Teorias Críticas do Curriculo, são feitas por diversos autores muito reconhecidos como, Althesser, Bourdieu e Passeron, Michael Apple, Giroux, Paulo Freire e outros, com o intuito de contextarem muitas visões que este curriculo tradicional nos traz. As Terias pós-críticas, tem a determinação de ampliar as Terorias críticas que pode nos ensinar.
Este livro nos faz ver que tudo que aprendemos no sistema escolar, tem um propósito intencioal benigno ou maligno.
Ps: Apenas um resumo bem resumido do livro, pois ele é riquíssimo em informação. (ficadica). ;D
Ps²: Na foto: Day, Eu, Pamela, Vera Barreto(amiga de Paulo Freire), Pamela e Priscila. " Dia que fizemos uma entrevista para poder conhecer sua grande influência na Educação Escolar).
Ps³: Amanha é o dia da Palestra mais informações no Post anterior.
bju bju fui. ;D

30 de set. de 2009

Voltando com tudooooo!!!!


Aconteceram muitas coisas desde minha última postagem, mas agora estouu voltando com o intuito de postar relatos diários, afinal essa minha profissão(Pedagogia) que vou seguir exige muuita dedicação.
Hoje foi realizado uma entrevista com o Presidente e o 1º Secretário do CAE(conselho de alimentação escolar), com o fim de conhecer um pouco do funcionamento do processo da alimentação escolar no Município de Guarulhos. No local foi possível perceber muita transparência e força de vontade para que o progresso possa ocorrer, e também a abertura de suas portas para qualquer tipo de dúvidas ou trabalho voluntário.
É uma satisfação poder estar fazendo pesquisa em locais onde se encontram pessoas que nos dão perspectivas de que não estamos sozinhos,no sentido de que um mundo melhor é possível ser construído.

Acontece no dia 07 de Outubro de 2009 das 15h às 16h no Adamastor Centro, sito na Avenida Monteiro Lobato, 734 - Macedo, a Reunião do Conselho de Alimentação Escolar de Guarulhos.

"É ótimo a população poder participar, pois é um direito nosso".
Obs: Na foto... Estudantes de Pedagogia(Gabriela, Daiana, eu(Jéssica) e Melissa) do segundo Semestre da Universidade Federal de São Paulo, junto do Presidente(Marcelo) e o 1º Secretário(Elias) do Conselho de Alimentação Escolar.